Floresta

Conservação da biodiversidade regional

Áreas de preservação permanente e reserva legal garantem proteção do solo e preservação de espécies naturais e vegetais.

A Eldorado Brasil investe em um modelo responsável de manejo florestal, para garantir uma produção de matéria-prima de qualidade e um desenvolvimento equilibrado das áreas de plantio e dos negócios locais. Como atestado da adoção de boas práticas, as florestas plantadas da Empresa são certificadas com o selo da Forest Stewardship Council® (Conselho de Manejo Florestal - FSC®), entidade internacional que verifica e atesta a transparência e as boas práticas sociais e florestais das organizações.

Além das áreas de florestas certificadas, a Eldorado possui terras que são utilizadas para composição de Áreas de Preservação Permanente (APP) e Áreas de Reserva Legal (ARL). As APPs são matas de proteção ciliar, localizadas ao longo de rios e cursos d’água. Complementarmente a elas, são mantidas as ARLs, formadas por espécies nativas. A área utilizada para composição de ARLs e APPs representa aproximadamente 30% das florestas plantadas pela Eldorado.

A Companhia realiza um trabalho de monitoramento das Áreas de Alto Valor de Conservação (AAVC). Estas áreas são definidas por possuírem um valor biológico, ecológico, social ou cultural considerado significativo ou de extrema importância. São, portanto, locais com grande riqueza de flora e fauna que foram mapeados para manutenção de um estudo das espécies animais e vegetais.