Manejo Florestal

Ciclos florestais controlados

Desenvolvimento para suprimento de matéria-prima.

Para garantir uma colheita contínua, a Eldorado Brasil realiza um planejamento florestal que contempla 21 anos de plantio. Esse período envolve três ciclos de floresta, já que o corte do eucalipto é possível a cada 6 ou 7 anos, tempo de maturação da árvore. O cenário é desenvolvido a partir de processos de gestão florestal que antecipam o que deve ser feito, na medida exata para garantir o fornecimento de matéria-prima para a fábrica.

Esse sistema permite que a colheita seja realizada todos os dias, durante 24 horas. Atualmente, são colhidos aproximadamente 16.000 m³ de eucalipto por dia, volume que abastece a fábrica em um ritmo de um caminhão de madeira a cada 5 minutos.

Para manter a qualidade e o abastecimento de mudas, a Eldorado possui um viveiro em Andradina (SP), com capacidade de produção de 28 milhões de mudas por ano. Nesse local, a Empresa também realiza o desenvolvimento das mudas, selecionando e multiplicando as espécies mais resistentes e produtivas.

Todas as mudas compradas pela Empresa no mercado – cerca de 30 milhões de mudas por ano – são da mesma espécie de eucalipto. Com esse sistema, a Companhia consegue controlar a produção e a qualidade das florestas que planta.

A colheita é totalmente mecanizada, com foco em uma operação florestal de alta performance, conduzida por profissionais treinados e qualificados para operar novas gerações de equipamentos.