Meio Ambiente

Recuperação de produtos
e controle ambiental

Procedimentos de tratamento e reaproveitamento adotados no processo produtivo otimizam utilização dos recursos.

Para garantir a produção da celulose com a maior competitividade possível, o complexo industrial da Eldorado foi desenvolvido para promover o consumo sustentável de recursos. A indústria conta com uma área específica de recuperação de reagentes e de controle ambiental.

Na parte de recuperação de reagentes, a biomassa resultante do processo produtivo da celulose é processada em uma caldeira, produzindo o vapor utilizado para gerar energia elétrica. Nesta área, são recuperados os reagentes químicos utilizados na produção da celulose para reaproveitamento nos processos seguintes. O nível de recuperação de soda cáustica e cal virgem é de 97%.

Na área de controle ambiental, parte da água captada no Rio Paraná é utilizada no processo industrial e reaproveitada na própria produção, reduzindo o consumo. A água não reutilizada é enviada para tratamento e depois retorna para o rio. Também é realizado o tratamento de gases emitidos durante o processo industrial, eliminando a emissão de odor para a atmosfera.

Os subprodutos não reaproveitados no próprio processo industrial são destinados para outros usos. Um exemplo são os fertilizantes minerais utilizados como adubo nas florestas. A fábrica também possui coleta seletiva, destinando materiais descartados para a reciclagem.