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Logística Integrada

O caminho

da celulose

A cadeia produtiva da Eldorado Brasil envolve a produção de mudas de eucalipto, em Andradina (SP), seu plantio em nossas florestas certificadas, no leste do Mato Grosso do Sul, e a colheita de madeira para a fabricação de celulose no complexo industrial de Três Lagoas (MS), de onde o produto segue para os portos e depois para todos os continentes. Nossa logística de transportes viabiliza essa complexa operação, integrando rodovias, ferrovias e hidrovias aos principais portos do país e escoando matéria-prima e celulose aos seus destinos com eficiência, segurança e sustentabilidade.
Funciona assim: caminhões grajais levam as mudas até o campo, para o plantio. A madeira colhida segue para a fábrica por caminhões tritrens, para a produção de celulose, e caminhões bitrens transportam o cavaco de madeira até a Usina Termelétrica Onça Pintada, para geração de energia limpa. O transporte da celulose produzida na fábrica até os clientes no exterior conta com uma malha logística flexível e diversificada, com um porto fluvial no complexo industrial de Três Lagoas, um terminal ferroviário em Aparecida do Taboado (MS), as parcerias com transportadores rodoviários e a opção de embarque do produto em terminais portuários do sul do país ou no Porto de Santos – nosso principal ponto de escoamento, onde a Eldorado Brasil possui terminal próprio e em expansão. Esta malha multimodal, que inclui transporte por trens e barcos, reduz os riscos ambientais e viários e as emissões de carbono, além de aumentar a eficiência logística, com menores custos.
  • 39,6 milhões

    de quilômetros rodados anualmente, transportando madeira

  • 100 mil viagens

    de caminhão por ano, transportando madeira para a fábrica

  • 2,5 anos

    é a idade média da frota de caminhões, renovada, moderna e com menor emissão de carbono

  • 130 caminhões

    saem da fábrica diariamente carregados de celulose, rumo aos principais portos do país

  • 3 milhões de toneladas

    de celulose é a capacidade de escoamento do nosso terminal no Porto de Santos, em expansão

Transporte de madeira

mais seguro e eficiente

A frota de caminhões que leva madeira para a fábrica e cavaco para a UTE Onça Pintada é renovada e moderna, consome menos combustível e emite menos gases de efeito estufa. A tecnologia embarcada nesses veículos, aliada à gestão logística da Eldorado Brasil, permite tomadas de decisões rápidas, elevando o desempenho da operação e a disponibilidade dos caminhões e garantindo mais segurança para o condutor.

Os caminhões possuem sistema de sensoriamento remoto que fornece dados sobre sua localização e a condução do motorista, compartilhados em tempo real com a nossa torre de controle. A análise dos dados permite intervenções à distância, seja por medida de segurança ou necessidade de reparo ou manutenção. Todos os caminhões são equipados com sistema de telemetria, que transmite informações sobre consumo de combustível, deslocamento, frenagem e outros dados para a torre de controle. Em relação à saúde e segurança do condutor, a gestão da jornada de trabalho assegura os intervalos de descanso dos motoristas, e as câmeras de detecção de fadiga e distração, dentro do veículo, reforçam a segurança do condutor e da operação – as imagens são acompanhadas à distância pelos analistas da empresa.
A Eldorado opera uma malha logística multimodal – rodovias, hidrovias e ferrovias –, conectada aos principais portos do país. Nosso terminal próprio, no Porto de Santos, é o principal ponto de embarque da nossa celulose para mais de 40 países. Em 2020, adquirimos uma nova área no porto, que dobrou nossa capacidade de escoamento de celulose. Este armazém conta com dois berços para atracação de navios e tem capacidade para receber um trem com 72 vagões, elevando a eficiência logística e reduzindo custos.

Logística

interconectada

A Eldorado opera uma malha logística multimodal – rodovias, hidrovias e ferrovias –, conectada aos principais portos do país. Nosso terminal próprio, no Porto de Santos, é o principal ponto de embarque da nossa celulose para mais de 40 países. Em 2020, adquirimos uma nova área no porto, que dobrou nossa capacidade de escoamento de celulose. Este armazém conta com dois berços para atracação de navios e tem capacidade para receber um trem com 72 vagões, elevando a eficiência logística e reduzindo custos.