(Português do Brasil)
Autor: Dilma Bernardes
A Eldorado Brasil Celulose, referência global em sustentabilidade e eficiência no setor, ampliou em 30 mil hectares sua área plantada em 2023. Assim, ultrapassa 290 mil hectares de florestas comerciais, além de 117 mil hectares de conservação. A robusta operação contribui para que Mato Grosso do Sul seja o segundo Estado em área de cultivo de eucalipto, com 1,1 milhão de hectares.
Na mesma velocidade em que amplia seu maciço florestal, a empresa avança em produtividade. “No ano passado, um consistente plano de manejo, atrelado ao uso de tecnologias e ao clima favorável, impulsionou a produtividade da madeira, gerando um acréscimo de 10% no IMA [Incremento Médio Anual] e 15% no ICA [Incremento Corrente Anual]”, explica o diretor Florestal da Eldorado Brasil, Germano Vieira.
Toda a operação florestal respeita boas práticas, levando a empresa a alcançar, no ano passado, 100% de conformidade em padrões internacionais de certificações, algo inédito para o setor no Brasil. Isso significa que a Eldorado Brasil tem uma fonte segura e de alta qualidade de madeira, ao mesmo tempo que oferece benefícios ambientais, econômicos e sociais.
Para manter o alto nível de performance, a companhia tem um programa de Melhoramento Genético, com desenvolvimento de híbridos adaptados ao clima, solo e temperatura locais. As pesquisas e aplicações são de enorme contribuição para o setor e ainda para os produtores parceiros. Ao longo dos anos, a empresa estabeleceu uma base genética robusta para criar clones proprietários de elite. Atualmente cinco deles já estão em uso e cerca de outros dez poderão ter plantio comercial em breve.
Outro importante compromisso da Eldorado Brasil é com a redução de inseticidas químicos para o controle de pragas. Para isso, a companhia faz o uso de inimigos naturais, o que resultou em uma diminuição de 7,4% no uso de agentes químicos em suas áreas florestais para o combate de pragas e doenças. Além disso, a estrutura tecnológica permite agilidade com a soltura de indivíduos de combate natural por meio de drones.
Somados ao conhecimento do time de Silvicultura, esses fatores levam a um rendimento de 40 m3 de madeira por hectare/ano, um índice importante que posiciona o Brasil como destaque no mundo, e contribuem diretamente com o desempenho da fábrica de celulose, que consome 6,3 milhões de metros cúbicos de madeira por ano, para uma produção anual que passa de 1,8 milhão de toneladas.
Desenvolvimento de colaboradores é estratégico
Focados na gestão de pessoas, a agenda de desenvolvimento dos colaboradores segue avançando na empresa, com investimentos em plataformas de ensino, equipes próprias para aplicar treinamentos técnicos e uma trilha de carreira que possibilita ao time uma visão ampla de possibilidades internas.
Um dos destaques recentes foi a inauguração do Centro de Treinamento Itinerante Florestal (CTIF), que oferece mais de 50 cursos para os colaboradores da área florestal da empresa, um reforço importante para seu compromisso com a valorização das pessoas. “Nossa estratégia de investir em inovação e valorização das pessoas se mostra acertada e nos dá condição para continuar trilhando um novo caminho para o setor não apenas no Brasil, mas no mundo”, menciona Germano Vieira.
Sobre a Eldorado Brasil
A Eldorado Brasil Celulose é reconhecida globalmente por sua excelência operacional e seu compromisso com a sustentabilidade, resultado do trabalho de uma equipe qualificada de mais de 5 mil colaboradores. Inovadora no manejo florestal e na fabricação de celulose, produz, em média, 1,8 milhão de toneladas de celulose de alta qualidade por ano, atendendo aos mais exigentes padrões e certificações do mercado internacional. Seu complexo industrial em Três Lagoas (MS) também tem capacidade para gerar energia limpa para abastecer uma cidade de 1,4 milhão de habitantes. Em Santos (SP), opera a EBLog, um dos mais modernos terminais portuários da América Latina, exportando o produto para mais de 40 países. A companhia mantém um forte compromisso com a sustentabilidade, inovação, competitividade e valorização das pessoas.